quinta-feira, 26 de maio de 2011

2.7- B-C – Avaliação da Atividade Desenvolvida - Piolho


 No decorrer da atividade houve a preocupação da professora em observar as ações e os interesses das crianças, buscando avaliar os passos dados e realizar os reajustes necessários.  Todas as atividades propostas tiveram o objetivo de integrar as diferentes áreas do conhecimento através de contextos significativos e criar situações que despertassem a curiosidade das crianças para as descobertas e aquisição de novos conhecimentos.
No desenvolvimento dessa atividade  estiveram presentes o compromisso e a cumplicidade do grupo, as produções coletivas e individuais das crianças e das professoras.
Mediante o envolvimento do grupo nas atividades, bem como por meio de seus relatos, constatou-se que as crianças ampliaram seus conhecimentos sobre a importância da higiene corporal para a manutenção da saúde. Além de fundamental para as relações sociais, a higiene do corpo e principalmente com a cabeça é imprescindível para evitar doenças. Foram observadas  mudanças de atitudes nas crianças que se recusavam a deixar os pais a olharem sua cabeça.
         Podemos concluir ainda, que o trabalho com a atividade é uma prática capaz de contribuir plenamente para o desenvolvimento integral das crianças.
 Eneida, Elisangela, Rosilene

. 2.7- A-B- Desenvolvimento da atividade planejada PIOLHO


        A atividade visou  promover um diálogo franco sobre o que os alunos sabiam de piolho, obtendo assim um espaço de discussão e aprendizagem mútua.
       Foram desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças, que envolveram conversa
informal sobre o tema .  Durante o desenvolvimento dotrabalho  foram realizadas várias atividades, leituras de  textos abordando a prevenção, contágio e tratamento da pediculose. Também houve questionamentos sobre o que cada um juntamernte com sua família tem feito para prevenir e eliminar o piolho; enfatizando o tratamento.
       Ao abordar o assunto percebemos que as crianças entenderam o que era pediculose, formas de transmissão, formas de prevenção e a importância da verificação da cabeça por um adulto.
       Foi interessante perceber que em algumas duplas foram discutidos tabus relacionados à pediculose, como por exemplo a idéia de que apenas pessoas com hábitos de higiene inadequados contraiam infestação, evidenciaram que  a infestação acontece com  pessoas pertencentes a todas  as  classes sociais.
        No laboratório de informática  dentre algumas atividades educativas realizadas , foram construidos pelos  alunos panfletos educativos abordando formas de contágio e prevenção da pediculose.
         O desenvolvimento de atividades que visaram transmitir informações de forma clara e de acordo com sua realidade, contribuiu assim para o aprendizado da prática de educação e saúde. Neste espaço buscamos construir estratégias de intervenção para controle da pediculose que ofereçam alternativas àquelas encontradas na literatura.
       Com esta atividade de extensão acreditamos ter saído de uma perspectiva meramente
curativa realizando ações de prevenção e promoção da saúde, partindo de uma ampla concepção
do processo saúde-enfermidade e de seus determinantes, propondo a articulação de saberes
técnicos e populares e a mobilização  para seu enfrentamento e resolução .
         Ficamos muito satisfeitas ao realizar esta atividade, acreditamos que  foi positivo, pois conseguimos o envolvimento dos alunos e da equipe da unidade escolar .
 Eneida, Elisangela, Rosilene