quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aprendendo para ensinar com hipertextos

  Novos conhecimentos estão sendo adquiridos..
As novas práticas aumentam as possibilidades de aprendizagem, primeiramente dos professores que passam  a identificar e comparar o mundo tecnológico com as técnicas tradicionais de  ensino, depois dos alunos.
    Com a nova tecnologia descobrimos os hipertextos, diferentes maneiras de abordar um tema,  que  devem fazer parte do dia-a-dia escolar. São diferentes e novas maneiras de olhar e buscar a aprendizagem dentro do mundo tecnológico e estamos aprendendo a vivênciá-lo dentro do ambiente escolar e , além do mais faz-se necessário fazer constantemente um paralelo entre os dois ambientes: o escolar e o digital, procurando  incorporar os dois na vida estudantil  e seguir  uma  única linguagem  a do CONHECIMENTO.

Discussão sobre educação no Brasil

O blog Ideias em Educação tem novo post no ar. Não deixe de conferir e registrar seu comentário.
 
 
11 de Maio de 2011

A educação no Chile: continuidade e coerência das políticas educacionais

Em 3 de fevereiro, postei aqui neste blog o primeiro post sobre a experiência educacional no Chile – um país com bons resultados na educação, que a Fundação Lemann foi conhecer de perto no início deste ano. No programa Missão Aluno, da CBN, também já comentei por que devemos observar mais de perto nossos vizinhos.
É ótimo perceber que o modelo chileno realmente entrou de vez na discussão sobre educação no Brasil. Na revista Veja de 4 maio, vale a pena ler a reportagem “O exemplo do vizinho”, da editora Malu Gaspar (clique aqui para ver o texto completo). Ela também foi até Santiago e retratou bem os aspectos que fazem do Chile uma importante referência para a educação brasileira.
Destaco aqui um ponto que a reportagem abordou e que entendo ser de fundamental importância: a continuidade na implementação das políticas educacionais.
(continua... Clique no link abaixo para continuar a ler)