sexta-feira, 6 de maio de 2011

Curso Tecnologia na Educação - Ensinando e Aprendendo com as Tics

ATIVIDADE 2.6


ESCOLA MUNICIPAL INTERVENTOR NORALDINO LIMA
Tema : Planejando atividade com o Hipertexto         


    Escola X  Piolho


Apresentação

            A presente ação pedagógica  objetiva eliminar as infestações de piolhos na Instituição  e  destina-se  aos alunos do Ensino Fundamental  devendo ser desenvolvida dentro e fora da Escola
            Faz-se necessário o envolvimento de todos os profissionais da Instituição e da Comunidade Educativa .


Autores : Equipe Pedagógica e Administrativa da Escola Municipal Interventor Noraldino Lima
Coautores : Professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Componente Curricular

Língua Portuguesa: Leitura e escrita
Matemática : Situação-problema e tratamento da informação
Ciência : Textos informativos e pesquisas

Dados da aula
·         As atividades serão adaptadas de acordo com a série;
·         0btenção de informações através de Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais;
·         Formulação de hipóteses;
·         Produção de slides, gráficos  e produção de textos;

Dados específicos das atividades
· Conhecer o piolho, identificando-o entre outros insetos;
· Conhecer seus hábitos e como ocorre sua infestação;
· Entender os prejuízos causados a uma pessoa contaminada por piolhos;
· Compreender os processos de transmissão e combate aos piolhos;
·Identificar e combater a contaminação.

Duração das atividades

·         Sua duração inicial é de uma semana, podendo ter este prazo prolongado ou ser repetido, sempre que for necessário.

Estratégias

Fazer postagem no blog escolar  alertando os seguidores do mesmo  sobre  como eliminar as infestações de piolhos .


AULA 01
·         Fazer levantamento sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o piolho;
·         questionar sobre o que cada um juntamernte com sua família tem feito para prevenir e eliminar o piolho;
·         pesquisas em sites  para coletas de informações , imagens, vídeos afins, para possíveis esclarecimentos.
AULA 02

·         Produzir os primeiros  textos  coletivamente no Laboratório de Informática;
·         Pesquisar sobre paródias existentes com o tema.

       O PIOLHO – Autora: Angela A. A. Lima
                                                        (Ritmo: Terezinha de Jesus)
O piolho é maldoso
Chupa o sangue e traz doenças
Vou lavar minha cabeça
E piolho não vou ter.

O seu ovo é o lêndea
Ela gruda nos cabelos
Pente fino e remédio
Fazem parte da limpeza

Eu agora já conheço
Os problemas que ele traz
Este bicho na cabeça
Nem agora e nunca mais.


AULA 03
·         Diferenciar os termos prevenção e combate e quais medidas  são necessárias para  a extinção do piolho;
·         pesquisar no Laboratório de Informática Receitas caseiras para o combate do piolho criar panfletos, postar no blog e distribuir para a comunidade.

Sugestão de Shampoo caseiro:

INDICAÇÃO: Combate piolhos(parasitas e mata lêndeas)
Ingredientes:
100 grs de folhas verdes de Melão de São Caetano
100 grs folhas verdes de boldo
100 grs de folhas verdes de Erva de Santa Maria
50 grs de folhas verdes de arruda
1 barra (200grs) de sabão de coco

Preparo:
Cozinhar as ervas em 1 litro de água por 15 minutos.
Coar e acrescentar o sabão ralado ou picado e retornar ao fogo até que o sabão seja diluído.
Deixe esfriar e guarde em frascos escuros.
Lave a cabeça diariamente, deixando este Shampoo agir por 15 minutos.
Repita a ação e passe o pente fino, até que o piolho desapareça totalmente.

AULA 04
·         Elaborar uma página de resultados da Campanha Laboratório de Informática  ressaltando o valor das informações e resultados  obtidos  pelos alunos e familiares. Os alunos deverão elaborar gráficos e tabelas para serem analisados pela escola.
·         Escrever frases chamativas valorizando o valor da saúde, da higiene, dos bons hábitos.

Avaliação

            Serão avaliados todos os momentos vivenciados durante as atividades : em sala de aula, no Laboratório de Informática, sendo analisados os registros dos alunos e a mudança de comportamento dos mesmos.

“A criatividade deve fazer parte do cotidiano do educador,
 Transformando, criando e recriando este profissional se revela”
                                                                Angela Adriana de Almeida Lima



Responsáveis pela Elaboração:
Elisangela Marques Teixeira Rabelo
Eneida Maia Dionizio Pádua
Ivete  Pereira dos Reis
Rosilene de Souza Hipólito
Vânia Aparecida Potenciano

Curso  Tecnologia na Educação -  Ensinando e Aprendendo com as Tics